FALTA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA PODE RESULTAR EM DIVERSOS PROBLEMAS PARA CAMINHONEIROS AUTÔNOMOS
17 de Março de 2022

A rotina do caminhoneiro sempre depende das cargas, quanto mais rodar mais ganha. Estando sempre no trecho, otimizando seu tempo para conseguir obter seu lucro. Porém, como toda máquina, o caminhão demanda cuidados, que se esquecidos podem resultar em diversos problemas para os caminhoneiros, como por exemplo o comprometimento da segurança na estrada e os prejuízos financeiros provocados pela indisponibilidade do veículo.

Os fabricantes afirmam que até 80% das quebras e panes poderiam ser evitados por meio da manutenção preventiva. Porém, quando os lucros começam a cair, o primeiro corte de custo é justamente a revisão. Adiar uma troca de peça ou uma manutenção não significa economia, já que, uma hora ou outra, o transportador terá de fazer esse reparo, e na maioria das vezes com custos imensamente maiores.  

E somando aos atrasos das entregas, quebra de contratos e perdas das cargas, por conta de tombamentos, saques ou vencimento de validade, as despesas podem ser ainda maiores.

Para os autônomos, que dependem exclusivamente do caminhão para faturar é extremamente importante fazer a manutenção preventiva do caminhão.

BENEFICIOS QUE VOCÊ TEM AO FAZER A MANUTENÇÃO PREVENTIVA!

ECONOMIA 

Existem diversos benefícios ao fazer a manutenção preventiva, um deles está associado à economia de gasto, já que uma manutenção preventiva, é em média, três vezes mais barato que os reparos corretivos. E as vatagens são ainda maiores quando levamos em consideração as perdas com paradas não programadas. 

MAIS SEGURANÇA NO TRÂNSITO

A manutenção preventiva do caminhão também evita possíveis falhas do veículo, garantindo mais segurança para o motorista e para o trânsito. Aumento da vida útil e desempenho dos caminhões, as peças ficarão mais preservadas, diminuindo as chances de depreciação e aumentando sua vida útil.

EVITA MULTA

Além da falta de manutenção poder contribuir para os acidentes nas estradas também pode ser um fator para gerar multa.

A multa para o carreteiro que trafega com o veículo em mau estado de conservação é grave, com 5 pontos na CNH e R$195,23, além da retenção do veículo para regularização.

Nunca ignore a manutenção preventiva do caminhão, pois é um investimento necessário e indispensável para aumentar a produtividade e desempenho do seu veículo.